27 setembro, 2007

luto de papel

Hoje fiquei entristecido com o cruel destino que vou dar a 4 anos de revistas da "de Architect". São todos os exemplares desde 2000 a 2003 de uma publicação referência na Holanda sobre arquitectura...pois bem, vão todos parar ao papelão (sim, porque temos que fazer reciclagem)! Passo a explicar um colega do atelier esteve a fazer limpezas em casa, e fez circular um email onde oferecia as revistas a quem quisesse, caso contrário iam parar ao lixo. A ideia de desperdiçar cultura sempre me revoltou, principalmente livros, pois acho k são um património demasiado valioso, eventualmente no meu imaginário ainda viva a paixão de sentir o toque e a textura do papel enquanto desfolhei-o um livro, ou uma revista. Assim, lá fui eu, peguei em 3 caixotes e lá os trouxe para casa. Á media que fui indo a Portugal levava sempre comigo os exemplares mais recentes, e deste modo consegui despachar lá para casa os anos de 2004 e 2005...o que deixou a minha mãe deveras radiante com esta nova quantidade de livrinhos que enchem o meu quarto!
Mas o fim aproxima-se e não posso mais ser o guardião desta sabedoria temporal, tinha que arranjar uma nova solução para as restantes revistas. Tentei procurar sítios onde os quisessem adoptar, primeiro sítio do qual nos lembramos: uma biblioteca! Lá fui eu nesta alegre manha, até sol fazia como sinal da minha boa acção do dia, e a senhora da biblioteca gentilmente me explicou que não poderiam aceitar pois ia constituir um grande incómodo para os leitores pois só poderiam ler esses 4 anos da revista, ou seja, habituariam-se à publicação mas depois não poderiam consultar os restantes números da mesma, e como financeiramente a biblioteca não poderia comprar os restantes exemplares isso iria desfraldar as expectativas dos leitores. Mas isso faz sentido a alguém??! A mim não faz! Eu ainda tentei abalar a senhora quando lhe lembrei que de outro modo as revistas iriam para ao papelão (reciclagem meus amigos :) reciclar! )…ela sorriu...pois assim será! Este povo prefere não guardar um pedaço da sua história a poder ficar desapontado por não ler o resto. Imagino que este pessoal jamais porá a hipótese de ver uma sequela no cinema sem antes ter visto todos os filmes anteriores. Imagino o pânico colectivo quando o George Lucas lhes disse k tinha mais 3 episódios guardados do Star Wars, todos eles anteriores aos já exibidos!
Enfim...estou de luto!

1 comentário:

Mononoke disse...

Espanta-me que ainda não tenhas percebido como eles são pobrezinhos de espírito.

Já tentaste dar naquele café que tem uns bolos muito bons? Ou a alguma livraria?